Água com limão para emagrecer? Dietas radicais? Autocontrole? A Nutri vai explicar se funcionam ou não! Eu sou uma Nutricionista diferente, não acredito que dietas possam ajudar alguém a emagrecer de forma definitiva. Sabe por que? Porque já estudei muito sobre esse tema e descobri na prática, com todos os pacientes que já atendi, que se basear em prescrições sobre quanto, quando e o que se deve comer não funciona.
Depois de tratar tantas pessoas com o objetivo de emagrecer, tive a certeza de que o
foco está na mudança do nosso comportamento alimentar e da nossa relação com a
comida para tomar decisões conscientes sobre o que vamos comer.
Se você já fez uma ou cem dietas, não importa. Se uma não deu resultado, a culpa não é sua. A longo prazo as dietas não funcionam.
Eu tenho certeza que não te contaram que:
1) DIETAS RADICAIS
As famosas dietas que excluem todos os alimentos que você mais gosta, como se fosse um grande pecado comê-los, e inclui sopas, saladas e grelhados nada atrativos.
Todas as dietas radicais têm algo em comum: restringem a ingestão calórica. Quando a alimentação fica limitada a um ou dois tipos de alimentos, a tendência é comer menos, porque é muito chato comer a mesma coisa o tempo todo.
Nesse momento os números da balança começam a cair, pois a alimentação está restrita, e o entusiasmo aumenta. Mas a verdade que ninguém te conta é que a maior parte dos quilos perdidos deve-se sobretudo à perda de líquido - por conta da menor ingestão de sódio e/ou de carboidratos. Você até pode perder um pouco de gordura corporal, mas será secundário e temporário.
Dietas radicais não são saudáveis e não vão produzir resultados eficazes e duradouros. Na verdade, aquele entusiasmo inicial começará a dar espaço para a frustração, já que o ponteiro da balança voltará a subir, os líquidos vão retornar e o peso perdido será recuperado. Sem contar a falta de energia, sensação de desgaste e cansaço com a monotonia da alimentação.
2) ALIMENTOS QUE QUEIMAM GORDURA
Você já deve ter ouvido falar e/ou praticado o uso de vinagre e água com limão para queimar gordura corporal e emagrecer. Não é mesmo?
Ninguém te conta que os "alimentos que queimam gordura" são outro mito relacionado às dietas.
Nenhum alimento queima gordura!!!!
Exercícios queimam gordura, alimentos não.
A Nutri explica:
O nosso corpo é muito sábio. Quando o ácido gástrico chega no intestino (duodeno), um hormônio chamado secretina começa a ser produzido. Sabe para quê? Justamente para iniciar o processo de digestão das gorduras.
Acontece assim, a secretina entra na circulação e estimula a secreção de bicarbonato pelo pâncreas e pela bile. Chegando no duodeno, o bicabonato eleva o pH, que estava ácido, para que se inicie o processo de digestão da gordura da nossa alimentação.
Limão espremido na água ou vinagre não dissolvem ou queimam gordura, e não têm efeito no emagrecimento. Apenas preparam o sistema digestivo para o que virá, já que a gordura será absorvida pelo corpo de qualquer maneira.
3) AUTOCONTROLE
Você sempre associou emagrecimento com autocontrole, e acredita que:
"Eu não emagreço porque eu não tenho autocontrole";
"Eu preciso me controlar mais";
"Eu não vou emagrecer nunca, porque não consigo me controlar com esse tipo de comida";
"Eu não me controlo quando saio para comer fora";
"Quando eu como doces eu sempre perco o controle".
Eu tenho certeza que não te contaram que autocontrole pode ser o inimigo do seu emagrecimento.
A Nutri explica: Ao contrário do que você aprendeu a acreditar, o controle não é uma garantia de emagrecimento, podendo inclusive dificultar ainda mais.
Quando você pensa em SE CONTROLAR, sugere-se que queira comer determinado alimento, mas que se recusa com grande força de vontade. Certo?
Esse tipo de controle anda de mãos dadas com a privação, que causa episódios compensatórios e de compulsão. Mais cedo ou mais tarde a força de vontade acaba, porque você não vai conseguir resistir para sempre.
Você pode até emagrecer por meio de um autocontrole obsessivo dos alimentos, em vez de fazer escolhas, mas até que ponto vale a pena esse sofrimento já que a tendência será recuperar os quilos perdidos assim que "perder o controle".
Então, o que preciso fazer? Aprender a ter escolhas conscientes:
"Eu escolho comer uma salada bem fresca e gostosa no lugar da coxinha";
"Estou com fome, vou comer um sanduíche natural bem saboroso";
"Eu quero comer doce, mas será que preciso agora?";
"Já comi o suficiente, estou saciada, não preciso repetir".
"Em vez de pedir delivery vou preparar uma refeição prática, gostosa e que me faça bem"
"Hoje eu vou sair para comer. Não preciso dar prejuízo ao restaurante, quero ter um momento feliz e sair leve e satisfeita"
Conte comigo para facilitar a sua vida!
Envie esse texto para uma pessoa que passa por essas situações!
Obrigada,
Nutri Grazi Rezende
Parceria de Sucesso
Nutrição Comportamental
Fontes:
A imagem certa para emagrecer. Ed. Manole.
Nutrição moderna na saúde e na doença. Ed. Manole.
Commentaires